Penhas da Saúde pode ter Pista de Gelo Amovível

Num dia de distinção de campeões nacionais, nos desportos de inverno, Pedro Farromba anunciou a candidatura a uma pista de gelo amovível, nas Penhas da Saúde.

O presidente da FDI-Portugal avança que será instalada na piscina das Penhas da Saúde que este verão passou a ser explorada pela federação. “É um pavilhão que irá funcionar em regime amovível, será montado em dezembro e desmontado no final da época. em abril”. Avançou ainda que, só será possível concretizar esse desejo se “a candidatura feita ao Turismo de Portugal, no valor de 400 mil euros, for aprovada”.

Segundo o dirigente a pista poderá ser uma “valência turística diferenciadora e dinamizadora”, para quem visita a Serra da Estrela, especialmente “em dias que os acessos à Torre estejam condicionados” e para as pessoas que estejam hospedadas nas Penhas da Saúde, para que possam experimentar outras atividades.

Além da pista amovível, a Federação de Desportos de Inverno pretende ainda construir um pavilhão com uma pista de gelo, “para a prática das diversas modalidades”, em Lisboa. De acordo com João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, “será uma obra para esta legislatura”, salientando que “o pavilhão não estará construído em 2020”.

A infraestrutura será “também apoiada com financiamento público” frisou o governante.

Ainda na área financeira, João Paulo Rebelo, realçou que a FDI-Portugal, “tem agora uma receita acrescida face ao reconhecimento do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ)”.

No passado sábado, foi também apresentada uma cadeira que permite a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida fazerem esqui na estância da Serra da Estrela, um equipamento que ficará disponível, quando a estância abrir e de forma gratuita. O equipamento, oferecido pela Fundação do Desporto, no valor de seis mil euros, poderá ser usado de forma autónoma ou com monitores.

A cerimónia realizou-se na Pousada da Juventude, no passado sábado e a FDI consagrou em Esqui Alpino- Slalom Manuel Ramos na categoria geral masculino, Catarina Carvalho em geral feminino, Lourenço Simões em U16 masculino, Marta Carvalho U 14 feminino, Gustavo Tavares U12 masculino e Catarina Curto em U10 feminino. Em Snowboard Cross será distinguido Ricardo Lopes em open masculino e Alex Azevedo e, U40 masculino.

Agraciando também algumas personalidades que contribuíram para o sucesso da época transata, nomeadamente, o Secretário de Estado da Juventude e Desporto João Paulo Rebelo como Personalidade do Ano 2019, o treinador de Hóquei no Gelo Jim Aldred como Treinador do Ano, o esquiador Manuel Ramos como Atleta do Ano, o snowboarder adaptado Pedro Herdeiro como Atleta Revelação do Ano, o Ski Clube de Portugal como Clube do Ano, e o pai da atleta internacional Vanina de Oliveira, Yannick Guerillot como Pai do Ano.