TM Covilhã deve integrar rede nacional de Teatros e Cine-teatros

Apesar das “muitas vicissitudes” do início da obra, o cronograma para a requalificação do teatro Municipal da Covilhã “está a ser cumprido” e a autarquia mantém maio do próximo ano como data para a sua conclusão e outubro para a inauguração, afirmou Vítor Pereira, presidente da Câmara, este domingo durante uma visita à obra, em que esteve acompanhado pela Secretária de Estado do Património Cultural Ângela Ferreira.

No final a governante considerou a intervenção “um bom exemplo do que se deve fazer por todo o país na reabilitação urbana” e afirmou que esta sala “será essencial para a região” e irá, certamente entrar para a Rede de Cine-teatros que o governo está a criar”.

A Rede foi criada no final da legislatura, o governo irá agora “iniciar o trabalho de regulamentação da rede, em conjunto com as autarquias e avaliar condições em que se encontram”, explicou a governante frisando que este é um processo que está ainda no início.

O propósito deste trabalho em rede será “fazer uma circulação de programação a muitas zonas do país” e ao mesmo tempo “apoiar os artistas que temos em todo o país que muitas vezes não têm locais para apresentar o seu trabalho”, frisou.

Com a obra “em bom ritmo” o presidente da Câmara recorda que é “mais fácil construir de raiz do que requalificar um edifício como este”, afirmando que todos os problemas iniciais foram ultrapassados. Mostra-se convicto que os prazos serão cumpridos, “sob pena de ser perder o financiamento se tal não acontecesse”, reforçou.

Para além de sala de espetáculos “o velhinho teatro-cine” continuará a manter a sua identidade, a traça original tanto da sala como do exterior será mantida, mas ficará dotado da mais moderna tecnologia para a realização de espetáculos e conforto do público.

Vítor Pereira recorda as muitas valências, nomeadamente residência criativa, centro de inovação e incubadora cultural com todas as atividades que tal acarreta.