Covilhã assinala dia da Floresta Autóctone

Pela primeira vez a Covilhã vai celebrar o dia da Floresta Autóctone, anunciou o vereador com o pelouro das florestas, José Armando Serra dos Reis, no decorrer da reunião pública do executivo.

O objetivo é “promover hábitos de repovoamento florestal na população”, destacando nas iniciativas, que irão decorrer de 22 a 29 de novembro, a participação das escolas do concelho.

Segundo a sabedoria popular “em outubro é que pega tudo”, está por isso na altura de promover estas ações de florestação, frisou.

Ao longo de toda a semana terão lugar ações de florestação e palestras, com especial enfoque para as espécies autóctones.

O evento começa a 22, sexta-feira, dia em que terá lugar a primeira conferencia subordinada ao tema “florestação com árvores autóctones, porquê?”. Uma questão a que o vereador responde “porque são inimigas dos incêndios”, neste caso com destaque para a azinheira que será a parte arbórea do Miradouro do Alto dos Livros cujo projeto será também apresentado nessa conferência.

No dia 23, sábado, dia da Floresta Autóctone, no programa consta um passeio interpretativo até ao Miradouro do Alto dos Livros. Dia 26, a partir das 10:00, terá lugar uma ação de reabilitação do Parque Florestal do Santuário de Nossa Senhora das Dores no Paul.

O dia 27 será dedicado à observação do resultado da plantação de árvores do mês de março, com reposição de árvores perdidas e novas plantações no Baldio de Cortes do Meio. A plantação de árvores prossegue a 28 nos Baldios de Verdelhos.

As comemorações terminam a 29 de novembro com uma ação de florestação na Mata Nacional a partir das 10:00.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal da Covilhã e tem o apoio das escolas do concelho, Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Juntas de Freguesia, Guardiões Serra da Estrela e Associações de Baldios, entre outras instituições.