Dia Mundial da Diabetes assinala-se amanhã no Mercado

Amanhã assinala-se o dia mundial da Diabetes e para assinalar a efeméride, a Câmara Municipal da Covilhã em parceria com a Associação de Diabéticos da Serra da Estrela, promove, no Mercado Municipal, uma série de atividades com vista à prevenção da doença.

Assim, a partir das 09:00 tem lugar rastreio do risco da diabetes tipo 2. Ao longo da manhã será ainda apresentado o valor nutricional de pratos típicos da Covilhã, como Pastel de Molho, Panela no Forno, biscoitos de azeite ou papas de carolo. Às 11h00 irá decorrer uma sessão de atividade física.

O Dia Mundial da Diabetes é comemorado a 14 de novembro, em memória do dia de aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, foi o responsável pela descoberta da insulina em 1922.

Este dia visa consciencializar sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes, que tem tido um aumento “alarmante de casos no mundo”.

Todos os anos, a Federação Internacional da Diabetes (Internacional Diabetes Federation – IDF, sigla em inglês) escolhe um tema para alertar para as problemáticas e necessidades que enfrentam os doentes diabéticos. Para 2018 – 2019 o tema é “A Família e a Diabetes”.