Em ano “de sacrifício” AECBP diminui 50 mil euros à divida

Com “muito sacrifício” a Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP) diminuiu no último ano cerca de 50 mil euros a divida que agora é de cerca de 250 mil euros.

O balanço do primeiro ano de mandato foi feito por Henrique Gigante, à margem da apresentação da campanha de Natal que a instituição vai realizar nesta quadra.

Um ano em que foi possível “implementar novas dinâmicas, arrumar a casa” o que permite “perspetivar 2020 com novos projetos”, nomeadamente “com candidaturas no valor de cerca de 1,5 milhões de euros para formação empresarial” realçou o presidente.

Um trabalho que ainda assim “demorou mias que o previsto”, em especial a reestruturação da divida que está a ser negociada com a banca, que só deverá estar concluída durante este mês, afirma Henrique Gigante

O responsável recorda que quando a sua direção tomou posse encontrou “encargos com ex-funcionários que não estavam a ser cumpridos, empréstimos em mora” e uma divida total a rondar os 300 mil euros. Foi preciso “ser criativo e criar novas receitas” porque “o que vem dos associados não paga sequer os salários”, esclarece.

“Com sacrifício” a AECBP fez face a estes compromissos e diminuiu a divida em cerca de 50 mil euros, salientou o vice-presidente para área financeira Luís Dias salientando que “a reestruturação financeira irá permitir um alívio de cerca de 75% na exigência de tesouraria mensal”, o que considera “ótimo”.

A associação vai ter no terreno durante a quadra de natal uma campanha de Natal direcionada ao comércio tradicional na Covilhã.

2020 será o ano do centenário, o que centrará muitas das suas atividades frisaram ainda os dirigentes.