Misericórdia aprova plano e orçamento

A Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã aprovou o plano e orçamento para o próximo ano, em que prevê 4,1 milhões de euros para “a manutenção e sustentabilidade” das suas atividades e 5,3 milhões para “projetos futuros”, disse o provedor Neto Freire à Rádio Covilhã.

De entre os projetos que a projeta para os próximos anos, Neto Freire destaca a Unidade de Cuidados Continuados, a criação de 32 residências assistidas e 7 apartamentos na Ruy Faleiro para requalificar e posteriormente arrendar a estudantes carenciados. Investimentos que já “têm projeto e que estão aprovados ou em vias de aprovação na autarquia”. Destaque ainda para a criação de um hostel, para o qual “estão à procura de financiamento”.

Já com financiamento aprovado, Neto Freire salienta a “requalificação do lar, no valor 213 mil euros e de 3 moradias para apoio a pessoas carenciadas e sem abrigo, no valor de 50 mil euros”, obras que já estão a executar.

Neto Freire garante que “só com financiamento externo” a Misericórdia conseguirá fazer face a estes projetos, garantindo que “irá aproveitar todos os programas que o Estado abra para este fim”, seja no “Plano Junker ou Programa Pares”, ambos já “apontados para o apoio nesta área”.

Referir que a Santa Casa da Misericórdia da Covilhã tem nesta altura 125 colaboradores nas mais variadas valências. Tem a capacidade do lar lotada, 120 idosos, e 330 crianças na sua rede de infantários. Estima ainda que preste apoio, direto ou indireto, a cerca de 2000 mil pessoas nos vários programas em que está envolvida.