RLIS Covilhã: programa deve ser retomado até abril com outro nome

A Rede Local de Intervenção Social, RLIS, para os concelhos da Covilhã e Belmonte vai terminar no final do mês, sendo que os processos que está a acompanhar serão entregues à Segurança Social.

A RLIS tem por função coordenar os diferentes organismos que, no terreno, têm respostas a questões de emergência social e assegurar o atendimento e acompanhamento social das situações de vulnerabilidade, nomeadamente através da gestão, a nível local, dos programas criados para esse efeito.

A Rede, com a coordenação da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, funciona nos dois concelhos desde 2015 e foi criada para um período de 3 anos. Os serviços foram prolongados por mais um ano no final do ano passado.

Com o seu término, no final do mês, os processos que estão a ser acompanhados serão entregues à gestão direta da segurança social, mas, Neto Freire, provedor da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, em declarações à RCC mostra-se convicto que “pelo bom trabalho realizado ao longo dos anos, em março ou abril, com outro nome, a misericórdia deverá continuar a desenvolver o seu trabalho”.

O provedor garante que ao longo dos anos acompanharam mais de 1400 processos.

Embora não tenha certezas, o provedor garante que “dos muitos contactos efetuados ainda ninguém disse não”, antes pelo contrário “têm dado esperanças de que o programa irá continuar” até porque, afirma, “é fundamental na região”.