UBI assina Carta de Intenções para o Campus Sustentável

A Universidade da Beira Interior (UBI) aderiu à Carta de Intenções para o Campus Sustentável, reafirmando assim “o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável”. A carta foi assinada por cerca de 30 instituições de Ensino Superior.

O documento dá a indicação de medidas e práticas conjuntas a adotar pelas entidades envolvidas e foi rubricado no dia 31 de outubro, no Porto. Essa orientação abrange áreas de atuação como a educação, a investigação e a inovação.

No texto da Carta é referido que as signatárias estão firmemente empenhadas em desempenhar um papel central na evolução para uma sociedade sustentável, livre, justa, solidária e tolerante, caracterizada pelo respeito pela natureza e pela pessoa humana.

Segundo a UBI, “a adesão ao documento vai ao encontro das medidas que a academia já desenvolve no que diz respeito à sustentabilidade, dinamizado em grande parte pela Vice-Reitoria para a Área Financeira, Recursos Humanos e Responsabilidade Social, dirigida por Anabela Dinis”.

São exemplos desse trabalho “os protocolos assinados com instituições regionais e nacionais para combater o desperdício alimentar nas suas cantinas, o incentivo à mobilidade sustentável por parte da comunidade académica através do projeto U-Bike, instalação de pontos de recolha de materiais recicláveis, redução do recurso ao plástico e desenvolvimento de projetos de investigação relacionados com a procura de tecnologias limpas” especifica a UBI.