CMC quer todo o concelho com luz LED

A Câmara Municipal da Covilhã vai avançar para a substituição de toda a rede de iluminação pública do concelho.

Na reunião do executivo de sexta-feira foram aprovadas as “linhas mestras do plano” que prevêem a substituição “das cerca de 23 mil luminárias” que ainda falta substituir em todo o concelho disse Vítor Pereira.

“O concelho possui cerca de 25 mil luminárias e perto de duas mil estão a funcionar em pleno na cidade” explicou ainda o presidente da Câmara, que espera “poupar, num pior cenário, cerca de 65% dos gastos com iluminação pública que ascendem a 1 milhão 750 mil euros por ano” e reduzir “em quatro mil toneladas ano as emissões de dióxido de carbono” frisou.

Trata-se de uma “racionalização da despesa, garantindo índices lumínicos satisfatórios”, explicou ainda o edil.

Segundo o autarca o procedimento, que foi aprovado na reunião do executivo de sexta-feira, é o “primeiro passo” para a abertura do concurso público, “em que a empresa que vença irá efetuar todo o investimento e partilhará as poupanças com o município até ao montante do investimento”. Vítor Pereira não se quis comprometer com o timing no processo, referindo que “irá demorar meses” prometendo mais esclarecimentos para o momento em que “apresente o caderno de encargos do concurso”.

Vítor Pereira explicou ainda que o atual sistema de iluminação pública “está obsoleto”, e teria que ser substituído, não só pela poupança mas “também pelas questões ambientais”.

Frisando que a iluminação pública é um ”dos maiores custos associados à eletricidade” afirma que “é imperioso proceder a esta operação.