Ana Abrunhosa: “Interior teve décadas de abandono”

A recuperação do Interior vai “demorar décadas porque também tivemos décadas de abandono”, disse Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, em declarações à margem do evento de 1º aniversário do projeto Centro de Competências em Cloud Computing.

Ana Abrunhosa atribui ainda culpas a quem durante estas décadas “pensou a parte da política pública para o território” e “à falta das lideranças locais”, pois, para a ministra, “a coesão começa com os que cá estão”. Ana Abrunhosa aponta ainda medidas de sucesso, como as parcerias entre público e o privado e as várias instituições.

A Ministra da Coesão Territorial refere ainda que não é possível “importar as pessoas por decreto”, mas que quando se fala em interior o problema maior é a “falta de instituições”. 

Ana Abrunhosa falou também das portagens, referindo que a “coesão territorial é a prioridade deste governo”, sendo para isso necessário ter em conta os “custos do contexto” como fator relevante, mas deixa claro que “o problema do interior não se resolve só com a abolição das portagens”.

A Ministra Coesão Territorial, que esteve na Covilhã na sexta-feira, espera que medidas com a redução das portagens já estejam patentes no Orçamento de Estado de 2020.