“CMC tem ações da Turistrela?”

“CMC tem ações da Turistrela?” O presidente da Câmara Municipal da Covilhã garante que não, António João Rodrigues, antigo autarca de Unhais da Serra e eleito na Assembleia Municipal da Covilhã garante que sim e pediu na última reunião daquele órgão, que o caso seja investigado pelo executivo. À Rádio Covilhã Artur Costa Pais, administrador da empresa, garantiu que essa foi intenção inicial, mas que nunca se concretizou.

Segundo o deputado independente “Unhais da Serra, Cortes do Meio, Vales do Rio e a Câmara Municipal da Covilhã” têm ações e sendo o município da Covilhã acionista, pede a Vítor Pereira apoio da autarquia para fazer lobby para a construção do teleférico para a Serra da Estrela, idealizado em 1950.

Vítor Pereira garante que a câmara não detém qualquer ação da Turistrela, “nem nas contas do município a empresa consta como participada” garantiu.

António João Rodrigues afirma que “nas atas da freguesia de Unhais da Serra estão 276ha transformados em ações” e que “na escritura de constituição da empresa” constam ações de várias entidades e freguesias entre elas a Câmara Municipal.

Uma certeza que levou o presidente da Câmara a afirmar “estamos ricos e não sabíamos”. O eleito do movimento independente responde “que poderá haver alguém a ficar mais rico à custa daquilo que é de todos nós”.

Uma situação que deve ser “clarificada a bem da transparência”, referiu António João Rodrigues.

Contactado pela Rádio Covilhã, Artur Costa Pais, administrador da Turistrela, esclarece que “há efetivamente atas, da altura da constituição, onde consta essa intenção”, que no entanto “nunca se veio a materializar”, uma vez que “as freguesias não entregaram os terrenos como contrapartida”. Garante que “foram na altura contactadas todas as freguesias da orla da Serra, mesmo dos concelhos de Manteigas, Gouveia e Seia”.

O administrador afirma-se disponível para mostrar toda a documentação necessária sobre o dossier “para que não restem quaisquer dúvidas”.