“Parlamento dos Jovens” traz Nuno Fazenda à Covilhã

O deputado do Partido Socialista na Assembleia da República, Nuno Fazenda, esteve, na passada segunda-feira, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, para apresentar a iniciativa “Parlamento dos Jovens”, que este ano letivo irá debater a Violência Doméstica e no Namoro.

O programa “Parlamento dos Jovens” é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa. Trata-se de um programa composto por sessões destinadas aos alunos nas escolas e a nível regional e que culmina com a realização anual de uma sessão nacional na Assembleia da República, onde será aprovada a recomendação final sobre o tema em debate.

Nesta iniciativa, na Escola Quinta das Palmeiras, o deputado realçou a importância destes eventos junto dos estabelecimentos de ensino, “uma vez que promove nos jovens o interesse pelo debate político, através de questões sociais”.

O deputado socialista realçou o envolvimento dos jovens na temática da “Violência Doméstica e no Namoro”, uma vez que este programa do Parlamento coloca vários milhares de alunos de mais de 1000 escolas a debater o assunto, na procura de soluções e políticas para responder a este problema.

Na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, o programa conta com a participação de cerca de 18 alunos. Segundo Mariluz Barata, professora e organizadora do programa na escola, “o projeto está a funcionar bem, os alunos têm correspondido a tudo o que é pedido no regimento. Os alunos têm a sua autonomia, uma vez que é um projeto extracurricular, mas que pode funcionar como forma de enriquecimento”.

Mariluz Barata refere ainda que as “expectativas que tem são realistas daquilo que é possível aos adolescentes refletirem sobre o tema”.