Brincar de Rua procura voluntários

O programa “Brincar de Rua” está à procura de voluntários, os denominados “guardiões do brincar”, para o próximo ano.

O Guardião do Brincar, segundo a filosofia do programa, é alguém que “desafia brincadeiras, monitoriza e acompanha, em conjunto com outros Guardiões, um grupo de crianças (máximo 15) num bairro enquanto estas brincam, em segurança”.

É objetivo que o grupo, “chamado Grupo Comunitário do Brincar”, reúna sempre no mesmo dia, horário e local, que será definido pelos Guardiões, dando assim “tempo e espaço para as crianças brincarem ao ar livre, sem guião ou atividades estruturadas”. Os responsáveis pelo programa avisam que “os ecrãs são a única brincadeira que não entra em cena”.

A Covilhã já experimentou esta iniciativa. Joana Petronilho e André Coelho são dois exemplos que afirmam que “decidiram ser Guardiões porque gostam de crianças e notam que cada vez mais se encontram “presas” às tecnologias, brincam e socializam cada vez menos entre os pares” e porque brincaram muito na rua enquanto crianças.

Para se ser Guardião do Brincar, é necessário cumprir alguns requisitos essenciais: 2 horas livres por semana, vontade de proporcionar memórias felizes às crianças do bairro, ter mais de 18 anos e gostar de brincar.

As Inscrições estão abertas até 26 de janeiro. Mais informações em www.brincarderua.pt e em www.facebook.com/brincarderua/

O programa é promovido pela Ludotempo – Associação de Promoção do Brincar, cofinanciado pelo POI SE, Portugal Inovação Social e UEFA Foundation for Children.