UBI entra para Grupo Tordesilhas

A Universidade da Beira Interior oficializou em novembro a sua entrada no Grupo Tordesilhas, uma rede da qual fazem parte 57 instituições de Ensino Superior do Brasil, Espanha e Portugal, anunciou a UBI no seu site.

O objetivo da adesão por parte da UBI passa pela partilha de princípios com o grupo, de modo a apostar no estabelecimento de vínculos académicas, culturais e socioeconómicos e na cooperação para a promoção de atividades de cooperação multilateral nas áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação.

O Grupo Tordesillas foi criado em 2000, no I Encontro de Reitores das Universidades do Brasil, Espanha e Portugal, que teve lugar na “Casa do Tratado”, onde foi firmado o Tratado de Tordesillas, em 1494, entre as duas nações ibéricas. Nesta altura, fazem parte da organização 26 universidades do Brasil, 21 de Espanha e 10 de Portugal.

O Grupo tem como objetivos estabelecer vínculos académicos, culturais e socioeconómicos entre os seus membros e promover atividades de cooperação multilateral em matérias de educação, ciência, tecnologia e inovação, fomentando o estabelecimento de redes de investigação que estimulem a mobilidade de investigadores e deem lugar à realização de projetos de valor estratégico, orientados para os problemas que afetam e influenciam o progresso da comunidade ibero-brasileira.

A entrada foi assinada no XX Encontro de Reitores que decorreu de 23 a 26 de novembro, em Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.