Autarquia quer “janeiras” em todos os bairros da cidade

A Câmara da Covilhã vai desafiar coletividades, e a comunidade em geral, para no próximo ano, estender o “cantar das janeiras” a todos os bairros da cidade, anunciou a vereadora da cultura, Regina Gouveia. Uma forma de “alguns grupos conseguirem apoio” e de começar o ano “a levar alegria a todos”, vincou.

A autarca falava, à nossa reportagem, à margem da iniciativa “A Montanha desce à cidade com os Reis” que decorreu durante o fim-de-semana na Praça do Município. Neste âmbito, “as janeiras” foram cantadas por vários grupos do concelho, numa iniciativa que juntou algumas centenas de pessoas, o que “comprova o interesse que todos os que vivem na cidade dão a estas tradições” frisou a vereadora.

Uma iniciativa que “mostrou” as Aldeias de Montanha do concelho, com o intuito que “os covilhanenses as visitem ao longo do ano e não se fiquem só por esta mostra”, desafiou Regina Gouveia.

O evento, também comemorativo do Dia de Reis, encerrou o cartaz do “Natal com Arte” que decorreu desde o início de dezembro e deu o mote para 2020, ano em que “a palavra de ordem será criatividade”, para reforçar “a nossa identidade e realçar os muitos talentos existentes”, afirmou Regina Gouveia, considerando que este será um ano “fundamental para consolidar a candidatura da Covilhã a “Cidade Criativa” da UNESCO na área do design”.