Coro Misto da Beira Interior: 30 anos e 674 concertos em imagem

O vasto espólio, em imagem, do Coro Misto da Beira Interior vai estar em exposição, a partir de dia 8, na Biblioteca Municipal da Covilhã. São “30 anos, 16 CDs gravados, 674 concertos em 29 países diferentes” mostrados em fotos, vinca o diretor da Associação Cultural da Beira Interior, e maestro do coro, Luís Cipriano. Para o responsável “é uma mostra da história, mas também uma homenagem a todos os que por lá passaram e que o ajudaram a crescer”.

Uma exposição que dá especial enfoque “ao que o público habitualmente não vê” explica o Maestro.

Desde as peripécias em viagens, como a “ida e volta para a Alemanha a comer salsichas”, até à “interrupção de um concerto por ameaça de bomba, que aconteceu na Covilhã e não, como poderia ser provável, na Palestina”, recorda Luís Cipriano, explicando que “cada imagem estará legendada com estes pormenores”.

Embora tendo em mente o que o público irá ver, o trabalho de seleção de imagem está a ser “uma mostra das dificuldades que existiram” e que muitos dos elementos da atualidade “não conhecem”. Muitos deles “não eram nascidos quando o coro foi fundado”, vinca Luís Cipriano, realçando a experiência enriquecedora, também a nível interno, que “visita a este riquíssimo espólio” proporciona.

Em 30 anos, há muita história e estórias para contar, por isso a grande dificuldade “foi selecionar as imagens a mostrar, uma vez que o espaço é limitado”, salienta ainda o maestro.

Uma seleção de imagens, que ilustram momentos emblemáticos, de 30 anos de história do Coro Misto da Beira Interior. A exposição é inaugurada no dia 8 e fica patente, na Biblioteca Municipal da Covilhã, até final de abril.