Domingo é grátis ir ao Museu de Lanifícios

Neste primeiro domingo do ano, tal como acontece todos os primeiros domingos de cada mês, o Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior tem entradas gratuitas e atividades especiais pensadas para as famílias.

As crianças, entre os 8 e os 14 anos, são desafiadas a ser arqueólogas por uma tarde “e descobrir, de forma lúdica, uma indústria que marcou exemplarmente a cidade”. Aos adultos é proposta uma visita guiada às Reais Fábricas de Panos, explicou à nossa reportagem Rita Salvado diretora do museu.

Segundo a diretora estas visitas estão pensadas para “os covilhanenses conhecerem melhor a sua cidade e ter sobre ela, e sobre a indústria de lanifícios, um olhar diferente”. Perguntas como “porquê a escolha da Covilhã para implementar as Reais Fábricas, qual a sua história e o que levou ao desenvolvimento da cidade, ou até mesmo o porquê da localização das fábricas”, encontram resposta com esta visita, vinca ainda a responsável.

Já os miúdos “irão conhecer o edifício e a sua história, desvendando enigmas e interpretando documentos”, sendo guiados pela arqueóloga Beatriz Correia, explicou ainda Rita Salvado.

Esta é uma atividade especialmente pensada para as famílias covilhanenses, que se repete todos os primeiros domingos de cada mês. Para além de mostrar o museu pretende-se “criar diálogos interessantes” entre os visitantes, “com os avós a contarem aos netos os trabalhos que realizavam nas fábricas”, no fundo, diz a diretora, é “uma transmissão de memórias de vida que são muito importantes”.

Para a direção do Museu de Lanifícios da UBI é importante que todos os covilhanenses “descubram” a cidade através do Museu, o que levou a esta iniciativa grátis para famílias, disse ainda a diretora.

Para participar no próximo domingo as inscrições terão que ser efetuadas até ao final do dia de hoje, através do contato telefónico ou e-mail do museu.