Covilhã: Zona histórica “em perfeita revolução”

O centro histórico da Covilhã está a ser “profundamente transformado” graças a financiamento aos privados, com programas como o IFRRU, Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbana, afirma o vereador com o pelouro das obras na Câmara Municipal da Covilhã, Jorge Gomes.

Para o vereador, a par com 3 grandes investimentos municipais, como o Centro de Inovação Cultural, Centro de Incubação e Apoio ao Empreendedorismo e Centro de Inovação Social, “o centro histórico está a sofrer um forte investimento no edificado”.

O autarca dá como exemplo, “da perfeita revolução que está a acontecer”, os “10 milhões de euros de investimento numa residência académica modelar” e “2 milhões de euros para um Boutique Hotel”, salientando também “os inúmeros edifícios que estão em recuperação, aproveitando uma ferramenta que o município colocou ao dispor de todos como é o IFRRU”.

Recordar que o programa IFRRU coloca ao dispor dos investidores linhas especiais de crédito e reduções substanciais nas taxas e licenças.

Referir que o Centro de Inovação Social resulta da reconversão do edifício do antigo “ciclo” na Rua dos Combatentes da Grande Guerra. A obra, no valor de cerca de 770 mil euros, é financiada em 85% por fundos europeus, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e deve estar concluída no primeiro trimestre deste ano. No novo espaço, serão instalados os Serviços Sociais da Câmara Municipal da Covilhã e um conjunto de Associações de Solidariedade Social.

O Centro de Incubação e Apoio ao Empreendedorismo, ficará instalado no antigo edifício da PSP, junto ao Mercado Municipal e UBI. A obra tem um custo de cerca de 776 mil e 500 euros mais IVA, e deverá estar concluída no verão.

O centro de inovação cultural resulta de um investimento de 4,8 milhões de euros, apoiados por fundos comunitários através do Centro2020 no valor de 3.7 milhões e deverá estar concluído em junho.

A inauguração deverá ocorrer nas celebrações dos 150 anos da cidade. A Câmara Municipal já convidou o Presidente da Republica, Marcelo Rebelo de Sousa, para presidir à cerimónia.