Ricardo Nora alerta para “degradação da UBI” na Tomada de Posse

Ricardo Nora tomou, na sexta-feira, posse para o mandato de 2020 da AAUBI e deixou várias críticas no seu discurso, entre elas, a falta de condições no apoio financeiro, “o estado degradado das infraestruturas onde os alunos da UBI estudam, comem e praticam desporto” e também o “degradante estado da internet da universidade”.

O reitor, António Fidalgo, concordou com o novo presidente da AAUBI, dizendo, entre aplausos da plateia, que “obviamente que a Internet é miserável”, mas deixa a nota que “o orçamento está aprovado e tem 200 mil euros para o WI-FI”.

Ricardo Nora salientou também a importância de uma relação “quase simbiótica entre associação e universidade” e criticou que, apesar da recomendação do reitor de interdição de avaliações durante a Semana Académica e a Receção ao Caloiro, “vários docentes as realizem nestes períodos”. O novo presidente expressou ainda o desejo de, aliada à reestruturação e à redução da duração dos eventos, “trazer de volta a interdição de aulas”.

Também presenta na cerimónia esteve o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, que anunciou o interesse de “entregar parte da Goldra, a mais próxima do campus universitário, à Universidade”, acrescentando que “está a ser gizado o projeto”.

Recorde-se que Ricardo Nora venceu as eleições no passado dia 19 de dezembro, com 626 votos.