Violência Doméstica é palavra do ano e denúncias aumentam

Em apenas 6 dias, a Coolabora registou 5 novas denúncias de violência doméstica na região, todas elas com mulheres e 3 com pessoas de idade superior a 65. A violência contra pessoas idosas é uma “tendência já comprovada em 2019”, disse Diana Silva, técnica do Apoio à Vítima da Coolabora, à Rádio Covilhã.

“Violência Doméstica” foi escolhida como a Palavra do Ano para a Porto Editora. Apesar de ser pelos “piores motivos”, Diana Silva considera este um marco positivo pois “significa mais atenção social e política para esta problemática”.

No ano passado, a Coolabora registou 135 novos casos, o que representa um aumento de 13 em relação a 2018. 116 destes foram situações de violência contra mulheres, o que indicia que este é “um problema de violência de género”, refere a técnica.

Diana Silva acredita que “a violência doméstica não tenha aumentado significativamente”, considerando que o que aumentou foi o número de denúncias, até porque os casos geralmente ocorrem em “relações com mais de 10 anos”. “As pessoas estão mais alertadas quanto às entidades que podem ajudar” salienta.

Durante o ano de 2019, a Coolabora acompanhou um total de 224 casos de violência.