Agricultores da região querem melhoria do estatuto de agricultura familiar

A Associação Distrital de Agricultores de Castelo Branco (ADACB) defende a melhoria do estatuto da agricultura familiar e apoios públicos à constituição de Zonas de Intervenção Florestal (ZIF). A reivindicação foi feita na sexta-feira, durante uma reunião com o Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino.

Mesquita Milheiro, presidente da direção da Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco, disse no final aos jornalistas que, “considerando a situação do setor, defende que o governo deve aprovar apoios à constituição de Zonas de Intervenção Florestal (ZIF) e áreas agrupadas em zonas de minifúndio”.

No entender da associação, é necessário melhorar o estatuto da agricultura familiar vincando que “a região, nomeadamente as zonas rurais, está desertificada e com uma população bastante envelhecida, pelo que se impõe medidas urgentes de apoio à atividade agroflorestal”, sustenta.

Os agricultores sublinham ainda que os pequenos produtores florestais, na prática, veem os seus projetos de investimento inviabilizados, porque não têm planos de gestão, visto que a sua elaboração “é bastante onerosa” e de elevada complexidade técnica.

À agência Lusa, o secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, explicou que está “a construir um novo programa legislativo que será aprovado no conselho de ministros temático [floresta], em princípio durante o mês de março”, afirmou.

João Paulo Catarino adiantou ainda que vai ser aprovado um conjunto de medidas de apoio a uma revisão do programa de sapadores e também algumas delegações de competências para as organizações de produtores florestais e para os gabinetes técnicos das câmaras municipais.