Clube da região vai levar “neve” da Serra para Lisboa em agosto

O Clube Escape Livre, da Guarda, em agosto, vai recuar aos tempos em que os reis podiam degustar gelados e bebidas frescas em Lisboa, graças à neve (gelo), transportado desta região.

Com o nome genérico “Dar neve a Lisboa”, a ideia partiu do cientista Carvalho Rodrigues, e tomará forma a 8 de agosto, anunciou o presidente do clube, Luís Celínio, durante a apresentação do calendário de atividades do clube.

A intenção é recolher a neve no local e “transportá-la nos veículos 4×4 até à Moita, onde essa neve embarca nos barcos da Marinha do Tejo até ao Cais das Colunas, onde é desembarcada”, explicou à agência Lusa.

Carvalho Rodrigues disse que irá ser feito “algo que começou há 400 anos” com a neve da Serra da Estrela que, em sua opinião, “é outra coisa!”.

Segundo o cientista, a tradição começou em 1614, quando, todos os anos, diariamente, entre o primeiro dia de maio e o último de setembro, tinham de ser transportados para Lisboa “entre 450 a 600 quilos de neve” por dia, para sua majestade tomar neve”, que era “derreter a neve e beber a água fresca, porque não havia máquinas de gelo”.