Escuteiros da Covilhã participam no “1º Escuteiros Eletrão”

O Agrupamento 20 da Covilhã aderiu ao desafio lançado pela Associação de Gestão de Resíduos Eletrão e vai participar no projeto nacional de reciclagem e sensibilização ambiental através da recolha de pilhas e baterias usadas.

Uma iniciativa que decorre até 30 de junho de 2020 e que envolve escuteiros, familiares e comunidade em geral. A campanha abrange os 1100 agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas contando já com 107 inscrições. Da região participam ainda o agrupamento de Belmonte, Fornos de Algodres, Gouveia e Aldeia de Joanes.

Os agrupamentos que consigam maiores recolhas irão ganhar prémios monetários. Esta edição conta também com uma vertente pedagógica, através dos livros “Eletrão? Conheço bem, muito obrigada”, irá ser feita a sensibilização para a reciclagem e valorização de resíduos.

Para José Rodrigues, Secretário Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade do Corpo Nacional de Escutas, esta campanha “é uma oportunidade de podermos agir e fazer a diferença, ao evitar que milhares de pilhas vão parar à natureza, com um impacto significativo para o seu equilíbrio e sustentabilidade”.

O Eletrão – Associação de Gestão de Resíduos é a entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos, nomeadamente equipamentos elétricos, pilhas e baterias e embalagens. Gere uma rede de cerca de 4500 locais de recolha de equipamentos elétricos e pilhas e baterias usados.