Rio vence na Beira Interior, mas Covilhã “virou” Montenegro em 7 dias

Rui Rio venceu, este sábado, as eleições diretas do Partido Social Democrata. O ex-autarca do Porto foi reeleito com 53% dos votos, continuando na liderança do partido por mais 2 anos.

Beira Interior dá vitória a Rio em votos, mas Montenegro conquista mais concelhos.

A nível regional a vitória sorriu igualmente a Rio, embora com uma vantagem mais estreita. O atual presidente do PSD obteve 966 votos (51%), frente aos 928 (49%) de Luís Montenegro, o que corresponde a uma margem de 38 votos. Em termos de secções, Montenegro ganhou 13 das 26 concelhias da Beira Interior (Almeida, Castelo Branco, Celorico da Beira, Covilhã, Fundão, Mação, Manteigas, Oleiros, Pampilhosa da Serra, Penamacor, Pinhel, Sertã e Vila de Rei), enquanto Rio apenas conquistou 10 (Aguiar da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Idanha-a-Nova, Mêda, Sabugal, Seia, Trancoso e Vila Velha de Ródão). Os dois candidatos ficaram empatados nas restantes 3: Belmonte, Guarda e Proença-a-Nova.

O estranho caso da Covilhã

Contrariamente ao que havia sucedido há apenas uma semana, na primeira volta das diretas do PSD, não foi Rui Rio a conquistar a maioria dos votos na Covilhã, mas sim Luís Montenegro. Na secção covilhanense foram apurados 63 votos, exatamente o mesmo número de há uma semana, mas não só o ex-líder parlamentar subiu significativamente a sua votação (de 21 para 36 votos), como também Rio viu a sua base de apoio reduzida em 8 votos (de 34 passou para 26). Feitas as contas, a maioria de 55% que Rui Rio conseguiu na primeira volta transformou-se numa vitória ainda mais expressiva de Luís Montenegro na segunda volta, 58%.