Vítor Pereira “prefere” autarquias da Cova da Beira na CIM Beira Baixa

O Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, defende que “seria preferível” a junção dos três municípios da Cova da Beira, Covilhã, Belmonte e Fundão, com a CIM Beira Baixa, ao invés da divisão territorial que existe nesta altura, em que estão integrados na CIM Beiras e Serra da Estrela. Uma situação que deve ser “avaliada até ao final do mandato” para depois “tomar decisões”, frisou.

O autarca falava após ser questionado pelos jornalistas, sobre as recentes críticas proferidas pelos presidentes das Câmaras Municipais de Fornos de Algodres e do Sabugal, que afirmaram que  “há presidentes que não comparecem às reuniões” nem “cumprem com os seus compromissos perante a CIM”. Uma crítica em que Vítor Pereira “não se revê”, afirmando que “sempre que pode comparece” caso contrário “faz-se representar”. Especifica que, na maioria das reuniões, “são debatidos temas técnicos”, que não têm que necessariamente ser “discutidos pelos políticos”.

O modelo de gestão das Comunidades Intermunicipais também merece duras críticas do autarca, que afirma que, o ditado, “quem nasce torto, tarde ou nunca se endireita”, se aplica a este caso. Defende que “têm competências diminutas e um sistema de obtenção de deliberação pouco ágil, porque obriga à unanimidade”. Vinca também que o “presidente deveria ser eleito diretamente”, pois é um cargo que “exige tempo que um autarca não tem”, frisando que fala “com conhecimento de causa”, pois presidiu ao órgão durante a fase de “negociação do pacto de coesão”.

Sobre a constituição da CIM BSE defende que “deve ser avaliada de forma desapaixonada e objetiva”, nomeadamente pelos 3 autarcas da Cova da Beira, e até ao final do mandato tomar uma decisão. Até lá devem “estar de corpo e alma” com a solução que existe.

Referir que a CIM BSE é constituída pelos municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia e de Trancoso.

A CIM BB é constituída pelos municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.