“Carnaval da Neve” é marca identitária da Covilhã

O Carnaval da Neve 2020 apresenta “novidades interessantes” para continuar “a recuperação e reforço da marca”, disse Regina Gouveia, vereadora com o Pelouro da Cultura na Câmara da Covilhã. Com um investimento de 50 mil euros, pretende “criar um cartaz identitário do concelho e das suas gentes”, vincou a autarca que falava durante a conferência de imprensa de apresentação do evento, esta quinta-feira.

Algumas iniciativas já estão a decorrer, como a pista de gelo na praça do município, que funcionará até 1 de março. Ao longo do mês algumas montras da cidade vão estar decoradas a preceito, numa parceria com a AECBP, Associação Empresarial da Covilhã Belmonte e Penamacor, uma forma de “envolver a cidade, o comércio tradicional e a comunidade com esta marca ”, frisou a vereadora.

No programa o destaque vai para os tradicionais bailes de Carnaval, no sábado e na segunda-feira, (dias 22 e 24), sendo que a grande novidade este ano é a sua realização na Praça do Município. A 22 a animação estará a cargo do popular Virgílio Faleiro e a 24 do covilhanense Paulo Conceição.

Quanto a desfiles, entre o Campo das Festas e a Praça do Município, à semelhança de anos anteriores terão lugar dois. O corso social, com as escolas do concelho e instituições ligadas à terceira idade, sai para a rua na sexta-feira dia 21, às 09:30. “Um momento sempre especial” destaca Regina Gouveia, pela “envolvência que cria entre as crianças e os mais seniores”. Um corso em que são esperados cerca de 700 elementos, com o tema “maravilhoso mundo das plantas”

No domingo será a vez de sair para a rua, às 15:00, o desfile Carnaval do Mundo, que este ano conta com a participação de 9 associações. “Uma aposta importante desde o primeiro ano e que este ano está reforçada, com um investimento acrescido”, especificou a vereadora, frisando que cada grupo irá receber 2 mil euros.

Outra novidade da edição deste ano prende-se com o concerto/baile que terá lugar no final deste desfile, na Praça do Município, e com animação a cargo da BFC Street Band.

Para além dos bailes e desfiles, destaque ainda para dia de Carnaval em que terá lugar uma “Parada de Trapalhões” na Praça do Município. “Todos estão convidados a participar”, vinca a organização, há um kit trapalhão à venda, com o custo de 3 euros, que incluiu gorro de lã, igual ao da mascote, e nariz.

O Enterro do Entrudo está marcado para as 18:00, será entre a Rotunda do Rato e a Praça do Município, com organização do Grupo Vitória de Santo António.

Iniciativas que “podem marcar o calendário da Covilhã na próxima década” apontou José Miguel Oliveira, vereador com o pelouro do associativismo, afirmando que “a estratégia” do Município para o conseguir “é envolver as associações” que, melhor que ninguém, “sentem o que é viver as tradições e o que é ser covilhanense”.

Uma estratégia que pretende dar ao Carnaval da Neve “uma identidade própria”, para que, “mesmo sem o investimento de outros, seja uma marca própria da Covilhã”, reforçou Regina Gouveia.

Ao longo dos dias haverá também animação e bailes nas Penhas da Saúde, “local onde começou em 1952”, explicou Lino Torgal do Clube Nacional de Montanhismo, vincando que “ao longo dos últimos 17 anos, em que se realiza sem interrupções, tem vindo sempre a crescer”.