Região: Cartaz da Quaresma sob o mote “Acordai…se estais Dormindo”

As tradições da Quaresma do Fundão, Covilhã, Belmonte, Sabugal e Guarda estão este ano condensadas num único programa, por forma a “dar escala”, a um cartaz que o Fundão já organiza há 18 anos, denominado Quadragésima. Regina Gouveia explica que, a Covilhã, “respondeu ao desafio” proposto pela Câmara do Fundão conseguindo-se assim “um programa partilhado e enriquecido para a região”.

A Vereadora da Cultura vinca que, para o cartaz, cada município contribuiu com as suas tradições, sendo que, há um espetáculo comum, a realizar-se numa aldeia de cada concelho. “Acordai, se estais dormindo”, assim se chama, e na Covilhã terá lugar a 7 de março em Cortes do Meio. Irá decorrer “ao longo de todo o dia”, inclui passeios pedestres, provas gastronómicas e a entoação, em várias ruas da aldeia, de cânticos alusivos à quadra. A autarca explica que “é um programa para também conseguir a divulgação turística, mostrando pontos de interesse de cada aldeia”.

Ainda na Covilhã destaque para dois concertos, a realizar na Igreja da Misericórdia, a 29 de fevereiro e 4 de abril, sob o mote “Cânticos da Misericórdia e Paixão” e duas exposições. Uma terá lugar na Galeria António Lopes, será uma mostra coletiva de artistas locais e outra na Biblioteca Municipal, será documental, sobre as tradições da Quaresma.

Regina Gouveia destaca ainda para esta quadra as “várias tradições em que o concelho é rico”, nomeadamente “as manifestações religiosas, como procissões, que ocorrem em todas as freguesias do concelho”.