AFCB: Curso de árbitros na Covilhã

Resultante de um protocolo entre a Associação de Futebol de Castelo Branco e o Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, o curso de arbitragem, que se iniciou no passado dia 8, vai também ter lugar na Covilhã, tendo-se realizado ontem a primeira sessão.

Para o diretor da AEFHP, Rogério Monteiro, este protocolo é “uma portada de entrada” para um “futuro próspero no desporto”, reforçando que é necessário “qualificar o desporto”. O diretor considera este protocolo “uma transferência de conhecimento de parte a parte” e um “abrir de portas” para que a Covilhã também se aproxime mais da AFCB.

Manuel Candeias, presidente da direção da AFCB, explica que o protocolo visa “começar um intercâmbio de conhecimento e cooperação” entre as duas instituições, dando aos alunos a possibilidade “de ter mais conhecimentos nas áreas do futebol e do futsal”, desta vez mais focado na arbitragem. Para Manuel Candeias, este é “o primeiro de muitos” protocolos que a Associação tenciona fazer com a Frei Heitor Pinto.

Também presente na assinatura do protocolo esteve o árbitro de primeira categoria Carlos Xistra, que elogiou “a coragem” de quem se inscreveu no curso de árbitros, mas deixou o aviso de que “isto não é para todos”. “Mais que não seja, tentam perceber o que é a arbitragem”, salientou.

Após as assinaturas, realizou-se a primeira aula do curso de árbitros ministrada na Escola Secundária Frei Heitor Pinto. O curso de árbitros terá a duração de 6 semanas, e Manuel Candeias, adiantou que no fim, será entregue a cada um dos formados um kit completo de árbitro pelo presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, Luciano Gonçalves.