BE defende que IC6 “é uma necessidade”

As comissões coordenadoras do Bloco de Esquerda de Castelo Branco, Coimbra e Guarda alertam, em comunicado, “para a necessidade da conclusão do IC6, fundamental para a região”, vincando que “contribuirá para a promoção do desenvolvimento económico e a fixação de pessoas, bem como mitigará as enormes assimetrias verificadas entre interior e litoral”. Para os bloquistas “estes investimentos são fundamentais para garantir a coesão territorial e a melhoria da qualidade de vida das populações”.

No documento enviado às redações o Bloco afirma “o itinerário complementar IC6 (Tábua/Oliveira do Hospital/Seia/Covilhã) é uma via fundamental para o desenvolvimento da região e na ligação de duas partes da Serra da Estrela e poderá encurtar o tempo de viagem entre as vários concelhos da região e ainda vai ajudar no transporte de doentes, que não raras vezes são obrigados a deslocar-se ao litoral, nomeadamente a Coimbra, para ali darem continuidade aos seus tratamentos”.

Do ponto de vista do desenvolvimento local, este itinerário representa a solução, “de um grave problema de acessibilidade e vai contribuir para a fixação de pessoas e empresas”.

O IC6 é um itinerário complementar projetado para ligar Coimbra à Covilhã, através do interior do distrito de Coimbra e da encosta sul da Serra da Estrela (passando nomeadamente pelos concelhos de Tábua, Oliveira do Hospital e Seia). No entanto, nunca foi concluído, estando construída somente a ligação entre o IP3 em Oliveira do Mondego (Penacova) e a EN17 em Candosa (Tábua), ficando muito perto de Oliveira do Hospital.