Postos da GNR do Paul e Unhais ficam prontos este ano, o do Tortosendo está mais atrasado

Vítor Pereira disse na reunião pública da Câmara da Municipal da Covilhã, esta sexta-feira, que as obras de remodelação dos postos da GNR do Paul e de Unhais da Serra “ficam concluídas este ano”. Segundo o autarca, essa foi a garantiu que recebeu do Ministério da Administração Interna, (MAI).

Segundo o autarca, embora o posto do Paul necessite de “uma intervenção maior, por estar bastante degradado”, um e outro ficarão prontos em 2020.

No caso do novo quartel do Tortosendo, que será construído de raiz, o processo está mais atrasado, “devido a problemas verificados com as acessibilidades”, mas que estão já “ultrapassados”, disse o edil, vincando que a autarquia vai “adjudicar o projeto” e logo que possível terão inicio as obras.

As explicações do autarca surgiram durante a reunião pública do executivo, em que estiveram em análise dois protocolos de colaboração para celebração de contrato programa entre o Município e o Ministério da Administração Interna para a realização das obras.

Um protocolo que mereceu o reparo do vereador Carlos Pinto (De Novo Covilhã), por considerar que seria mais “garantístico” para a Câmara, “celebrar os contratos programa ao invés destes protocolos, cuja solidez estimo que conduza às obras, mas com muitas dúvidas”, disse.

O presidente da Câmara, neste ponto, garantiu que no contrato programa estarão os deveres de cada parte. “O MAI irá custear as obras e a Câmara Municipal os projetos” vincou, garantindo que o protocolo posto a votação “não é nenhum cheque em branco”.

Os protocolos propostos, um para o posto da GNR de Unhais e outro para o do Tortosendo foram aprovados por unanimidade.