AAUBI vai alterar estatutos para dar “autonomia” ao MedUBI

Foi ontem decidido, em Assembleia Geral de Estudantes (AGE) extraordinária, dar início ao processo de revisão dos estatutos da Associação Académica (AAUBI) para que os núcleos na academia, que se queiram tornar associações de direito próprio, possam ainda integrar a AAUBI. A proposta aprovada, após cerca de 3 horas de discussão, refere expressamente o Núcleo de Estudantes de Medicina, MedUBI, que já mostrou intenção de se tornar associação juvenil, mas pode vir a estender-se a outros.

“Há situações legais que estamos a analisar, mas assim que haja essa revisão estatutária, tudo ficará resolvido”, disse no final à nossa reportagem Ricardo Nora, presidente da AAUBI.

A AGE de ontem à noite foi marcada por um grupo de estudantes, que conseguiu reunir as 400 assinaturas necessárias para o fazer. O único ponto na ordem de trabalhos era votar a proposta do MedUBI que pretendia constituir-se desde já como associação Juvenil, o que, foi explicado, legalmente não era possível.

Durante este ano, um grupo de trabalho a constituir, irá desenvolver neste dossier e em março de 2021, haverá nova reunião para efetivar as decisões ontem aprovadas, acrescentou ainda Ricardo Nora.

Para já o Núcleo de Estudantes de Medicina foi o único a mostrar intenção de se tornar associação juvenil, outros poderão seguir o mesmo caminho.