“Falsas notícias e desinformação” em debate no “Biblioteca-te”

“Biblioteca-te” é um do projeto promovido pela Câmara da Covilhã, desde 2018, para fomentar a literacia no concelho, e que agora surge com duas novidades, divulga a autarquia. A introdução da Literacia para a Saúde e da Literacia para as Famílias, sendo que, com esta última temática a Biblioteca visa sensibilizar as famílias para a importância da leitura no desenvolvimento cognitivo da criança, dinamizando sessões de leitura partilhada entre pais e filhos.

O projeto tem ainda por objetivo fazer face a “problemas atuais”, “como os perigos da crescente utilização dos novos media e da livre circulação de informação em rede”, especifica a nota de imprensa enviada à Rádio Covilhã.

Segundo a nota, durante este mês e o próximo decorrerão sessões em todos os agrupamentos de escolas do concelho “por forma a elucidar os grupos de jovens, que mais horas diárias despendem na internet, a reconhecer a informação que não é verdadeira, nomeadamente as fake news e como se deve pesquisar informação”.

A Biblioteca esclarece que esta é uma iniciativa alargada também a outros utilizadores das TIC´s, sendo que, durante o “Mês das literacias”, em março, todas as quartas feiras das 18h às 19h, será ministrado um workshop sobre “Falsas notícias e desinformação”, na Biblioteca Municipal da Covilhã.