Já foram queimados 300ha para prevenção aos incêndios

As ações de fogo controlado, promovidas pela Câmara Municipal da Covilhã, são financiadas em 85 mil euros, pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, (ICNF) e irão cobrir uma área de 600 hectares, sendo que cerca de 50% já está realizado, anuncia o vereador com o pelouro da Floresta, José Armando Serra dos Reis, em declarações à RCC.

“Estamos a proceder a ações de queima em mais de 600 hectares”, ações que o vereador espera ter concluídas no fim do mês de março, até porque as “janelas de oportunidade meteorológicas” já não existem depois dessa altura por “questões climatéricas” e “nidificação das aves”.

Este é um financiamento do ICNF, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, de cerca de 85 mil euros e conta com o apoio de várias equipas de Sapadores Florestais e Bombeiros Voluntários.

Segundo o vereador, esta é uma ação que “não é muito bem entendida”, mas salienta que “quanto mais matéria combustível formos reduzindo, melhor se faz o controlo do período crítico dos incêndios”. Serra dos Reis, pretende ainda “limpar faixas de combustível em torno das estradas municipais”, nomeando que até maio pretende fazer este trabalho nas estradas Paul – Ourondo, São Jorge da Beira – Sobral de São Miguel, e a zona entre Casegas e a saída para a estrada municipal 230.