MedUBI satisfeito com deliberação da AGE

A atual direção do MedUBI, Núcleo de Estudantes de Medicina da UBI, que cessa funções a 2 de março, está satisfeita com a decisão tomada na Reunião Geral de Estudantes (RGE) da última quinta-feira, em que, a maioria dos presentes, aprovou que em 2021 o MedUBI possa integrar a AAUBI como associação de direito próprio.

“A deliberação é clara”, disse à Rádio Covilhã Francisco Capinha, vincando que “as eleições de 2021 para a direção do núcleo serão para uma Associação Juvenil”. Até lá, explica o dirigente, “a Associação Académica e a nova direção do Núcleo, que toma posse a 2 de março, devem trabalhar para que a vontade dos estudantes seja enquadrada” frisando que para isso defende “a revisão estatutária da AAUBI”.

Francisco Capinha salienta que os dois organismos “estão de acordo no que concerne à necessária revisão estatutária”, quanto ao caminho para lá chegar defende que “é algo que deve ser estudado”.

De resto o dirigente mostra-se convicto que “é essencial que haja cooperação e trabalho conjunto” para se cumprir a deliberação. Esclarece que “seria impossível que se avançasse já com o processo”, porque seria “feito em cima do joelho”, uma vez que “há uma série de variáveis que têm que ser acauteladas para que se chegue a um resultado sólido”.

Uma necessidade que “é compreendida pela maioria dos presentes na RGE” frisa ainda o dirigente.

Francisco Capinha esclarece ainda que “sempre foi intenção do MedUBI estar associado à AAUBI, a via da assembleia geral foi a arma que teve para chegar a uma deliberação”, acrescentando que “o Núcleo continuará a ser um Núcleo mas com a figura especial de associação Juvenil”.