AMT dá parecer positivo ao sistema de mobilidade e executivo vota-o sexta-feira

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) deu parecer positivo ao concurso público para a concessão de serviço público do sistema de mobilidade da Covilhã, segundo avança a agência Lusa. Segundo a fonte o parecer assenta em “relevantes polos urbanos”.

A decisão já esta na Câmara Municipal da Covilhã, e estará em discussão na reunião privada da próxima sexta-feira.

Ao que a RCC conseguiu apurar o plano proposto pela autarquia terá apenas sofrido ligeiros ajustes nesta análise da AMT.

Recorde-se que já em outubro, na Covilhã, João Carvalho, presidente da AMT, considerava que o sistema proposto pela Câmara Municipal da Covilhã “está na primeira divisão destes projetos a nível nacional e europeu”. O responsável falava aos jornalistas após a apresentação do sistema em conferência, realizada a 21 de outubro no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A futura concessão terá um custo 800 mil euros anuais, a anterior custava 600 mil, e na comparação entre “o que temos e o que iremos ter, os 200 mil euros a mais são amplamente compensados” refere o presidente da Câmara, Vítor Pereira.

Para além dos serviços de transporte, o plano inclui estacionamento à superfície e subterrâneo, mobilidade suave com bicicletas e trotinetas, serviço de elevadores e funicular. Uma integração que visa “conseguir escala” e “acabar com a concorrência entre os vários modos de transporte, a bem dos utilizadores”, explica Valter Duarte responsável pela elaboração do plano.

Segundo o caderno de encargos proposto, os concorrentes serão “desafiados a repensar” a rede de transportes urbanos para a cidade, sendo que “gostaríamos de ter uma lógica semicircular no centro, com as carreiras suburbanas também a ser integradas”, explicou o responsável, afirmando que desta forma “será mais fácil interpretar a rede e de qualquer ponto se poderá aceder a outro”.

Outra das grandes alterações será a concessão dos elevadores e funicular, com o concessionário a “ser responsável pela sua manutenção”. Estão previstas “coimas caso as paragens nos equipamentos sejam prolongadas”, frisou Valter Duarte. Os equipamentos serão grátis para moradores do concelho e com uma taxa de 50 cêntimos para utilizadores ocasionais.

Os cerca de 80 abrigos existentes na rede também serão concessionados, passando para o concessionário a exploração de publicidade e a sua reformulação e manutenção.

Haverá duas novas carreiras para as Penhas da Saúde, e a possibilidade de criar uma outra para a Torre em épocas específicas como Natal, Páscoa e Carnaval.

Quanto aos custos para o utilizador, Vítor Pereira garante que os passes urbanos manterão os preços atuais, “podendo até ser reduzidos”, o mesmo acontecendo com os interurbanos. Serão também mantidos todos os passes sociais. Os estudantes até ao 12º ano terão passes grátis, assim como os universitários aqui recenseados. Os restantes alunos da UBI terão desconto de 25%.