Ana Paula Duarte é candidata a reitora da UBI

A vice-presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, Ana Paula Duarte, é candidata a reitora, disse à Rádio Clube da Covilhã, sem no entanto avançar com os nomes que a irão acompanhar na lista, por considerar “que ainda é cedo” para definir essas posições.

A diretora do Doutoramento em Ciências Farmacêuticas adianta que irá encabeçar “uma lista ao Conselho Geral” da instituição e “o primeiro passo” para essa candidatura foi tornar público o manifesto “UBI com futuro”, onde estão como subscritores “parte da sua base de apoio”, refere.

Um documento onde “estão as nossas ideias e dizemos o que pretendemos” explicou à nossa reportagem, vincando que “esta é a altura certa para avançar e dizer o que pretendemos”.

Ana Paula Duarte é a primeira subscritora do documento, onde se afirma que “enquanto Universidade, mais do que meros espectadores de uma mudança, temos de ser proativos, ter a capacidade, a criatividade e a estratégia para antecipar, para fazer acontecer”.

Pode também ler-se que “mais do que estar preparada para responder às mudanças, a Universidade tem a responsabilidade de as encetar e de liderar os processos de transformação social rumo a uma sociedade mais justa, mais equitativa, mais diversa e mais inclusiva”, e ao longo do documento, subscrito por 25 docentes, apresenta as ideias “fundamentais para iniciar o debate”, disse à nossa reportagem.

Elenca temas como participação, integração, diversidade, inclusão, internacionalização, inovação, coordenação, liderança, responsabilidade social, renovação, ciência, solidez, dedicação, dinamismo, criatividade, cultura e com arte como fundamentais para a UBI sem conseguir “distinguir quais as prioridades” uma vez que “nas várias vertentes todos os aspetos são importantes”, vincado que “se calhar ainda faltam algumas”