Comissão Vitivinícola da Beira Interior cria concurso gastronómico

Encontrar o melhor casamento entre os vinhos regionais e a gastronomia, apadrinhados pelo melhor restaurante é o mote para o primeiro concurso do género na região, uma organização da Comissão Vitivinícola da Beira Interior, denominado Beira Interior Gourmet.

Pretende-se com esta iniciativa valorizar os vinhos da região e os seus produtores e promover a excelência na restauração da região, afirma a organização. Haverá 3 categorias a concurso, nomeadamente cozinha regional/tradicional, cozinha criativa/evolutiva e cozinha europeia e do mundo.

A presidência do júri está a cargo de Fernando Melo, conceituado crítico de vinhos e comida e tem elementos das áreas da cozinha, turismo e cultura, ensino e enologia. Este irá visitar os restaurantes inscritos no Beira Interior Gourmet.

O menu a concurso será composto por entrada, prato principal e sobremesa que deverão ser acompanhados por Vinhos da Beira Interior certificados (Regionais e/ou DOCs) inseridos na carta de vinhos do restaurante.

O período de inscrição decorre até ao próximo dia 2 de março e cada restaurante definirá um menu a preço controlado, que irá estar disponível ao grande público durante o período entre 14 de março e 16 de abril, altura em que o júri visitará todos os restaurantes concorrentes.