Ciclo de Teatro arranca com novo espetáculo de TeatrUBI e Asta

10 dias, 8 peças, 7 companhias, das quais três são espanholas e uma profissional, é a composição da 24ª edição do festival de teatro universitário “mais antigo do país”, o Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior, que foi apresentado na quinta feira, dia 27 de fevereiro. O festival de teatro, organizado pelo TeatrUBI em parceria com a ASTA, decorre de 19 a 28 de março.

Os primeiros três dias de festival serão feitos pelo TeatrUBI e ASTA, com a apresentação do seu novo espetáculo “Morder-te o Coração”, que vai estrear na próxima semana em Granada. O espetáculo será feito com 5 alunos da UBI, descreve Rui Pires, diretor do festival e criador da peça. Este é um espetáculo “feminino” e de “livre interpretação”, abordando temas como a “violência de género”, tendo uma parte “muito direta e outra muito subjetiva”. O espetáculo terá a particularidade de que “o público vai estar em palco”, descreve Rui Pires.

No dia 22, TeatrUBI e ASTA “encerram” a sua participação no festival, voltando a apresentar a peça “Cântico Negro”, que no ano passado chegou a ganhar um prémio de melhor espetáculo num festival na Galiza.

A Aula de Teatro Universitária de Ourense, Maricastaña, de Espanha, é uma companhia já tradicional no Ciclo de Teatro e é outra das confirmações do festival. “Este foi o primeiro grupo estrangeiro a vir à Covilhã”, descreve Rui Pires, salientando que muitas das vezes os Maricastanã estreiam cá o seu espetáculo. Este ano, o grupo espanhol sobe ao palco dia 26, com a peça “IMPERATOR”. “Esta é uma relação de amizade, de partilha e de sentir o teatro”, explica Rui Pires.

A fechar o festival estará a ESTE – Estação Teatral da Beira Interior, do Fundão. A única companhia profissional a participar no festival vai apresentar a peça “Há Beira na Revolta!”, no dia 28.

Vão também participar no festival o Grupo de Teatro da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), Grupo de Teatro y Danza de la Universidad de Granada (Espanha), o Grupo Cénico de Direito (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa) e Ciclo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra.

O Festival de Teatro está orçamentado em 22 mil euros, montante totalmente financiado pela Câmara Municipal Covilhã, Instituto Português da Juventude e do Desporto e Universidade da Beira Interior.

Os bilhetes diários terão o custo de 5€ e os gerais de 30€. Sócios ASTA ou TeatrUBI, Estudantes, profissionais do espetáculo e cartão +65 têm um desconto de 50%. Portadores do cartão Amigo da Asta terão entrada livre.