Conferência Episcopal suspende missas, mas muitos sacerdotes ainda celebram

A Conferência Episcopal Portuguesa determinou na sexta feira, dia 13, “que os sacerdotes suspendam a celebração comunitária da Santa Missa até ser superada a atual situação de emergência”. Uma suspensão subscrita por D. Manuel da Rocha Felício, Bispo da Diocese da Guarda, que, em nota publicada no site oficial da diocese, com data de dia 13, determina a “suspensão das Celebrações Eucarísticas, à semana e ao domingo” e “outras celebrações, como batizados e matrimónios, quanto possível, sejam adiadas; se necessárias e só com celebração da Palavra, sejam breves e simples, com número restrito de participantes”.

A Rádio Covilhã sabe que, em diversas paróquias da diocese, as missas dominicais de amanhã, dia 15, de mantêm. Segundo conseguimos apurar “o objetivo é informar os fiéis, lendo o comunicado emanado pelo Senhor Bispo”, disse um pároco da diocese.

Contactado pela Rádio Covilhã Luís Freire, Pároco de São Martinho e da Boidobra, explicou que “o comunicado enviado aos párocos da diocese, contrariamente ao que está publicado no site, refere que a medida entra em vigor no dia 16, segunda-feira”. O pároco explica ainda que “na Covilhã entendemos que deveríamos suspender de imediato, como medida de segurança, vincou.