JSD: Hugo Lopes eleito para 3º mandato e aclamado como o melhor presidente de sempre

Hugo Lopes foi eleito, no sábado, para o terceiro mandato à frente da JSD Distrital de Castelo Branco. Anunciado pela recém-eleita presidente da Mesa, Márcia Nunes, como “o melhor presidente de sempre da estrutura distrital, o jovem covilhanense, num universo de 50 votantes, obteve 49 votos a favor e um branco, o que o levou a afirmar “que alguma coisa há-de-se estar a fazer bem”.

O V Congresso da JSD decorreu ao longo do dia, no Auditório Municipal da Covilhã, com os 50 congressistas a debaterem, as diversas moções sectoriais e a moção global proposta por Hugo Lopes.

No final o presidente reeleito afirmou, no seu discurso, que “sai com uma indubitável força agregadora” para mobilizar uma geração e “conseguir um melhor futuro para a região”, anunciando que as “5 principais bandeiras” para este biénio são “a mobilidade, emprego, educação, ambiente e digitalização”.

Aclamado de pé pelo congresso, Hugo Lopes afirmou que no universo laranja “a estrutura de Castelo Branco é a melhor do país”, e de entre as suas congéneres “é a melhor do distrito”.

Com vários representantes de outras juventudes partidárias a assistir à tomada de posse, o líder dos jovens laranja apelou à união em torno “dos problemas de uma geração”.

“O desafio que lanço às várias juventudes partidárias e a outras associações, é trabalhar em conjunto numa carta de intenções para resolver as necessidades da região e da nossa geração”, disse Hugo Lopes, avançando com temas a abordar como “portagens, IC31, IC6, Central de Almaraz, Barragem do Alvito, financiamento do ensino superior, estatuto do bolseiro de investigação”, entre outras, vincou. Este é, explicou ainda o jovem laranja, um “objetivo que persegue desde o primeiro mandato e ainda não conseguiu”, disse.

A falar para a estrutura do partido, Hugo Lopes alertou o líder da distrital, Luís Santos, para “conseguir os melhores e melhor preparados candidatos para as autárquicas,” e terá, nesse caso “o apoio ativo para obter os melhores resultados”, vincado que a JSD será “um aliado presente, mas não subserviente”. Hugo Lopes garante que, sob a sua liderança, a JSD será “a voz dos jovens junto do partido e não a voz do partido junto dos jovens”.

Ao longo do seu discurso também se ouviram críticas dirigidas ao PS. Hugo Lopes, simbolicamente, rebentou um balão para mostrar “o vazio de ideias para a região que os dois candidatos à Federação Distrital do PS têm mostrado”.

No V Congresso da JSD foi, para além da Comissão Política Distrital, eleita a Mesa do Congresso que será presidida por Márcia Nunes, que irá ocupar o cargo até aqui exercido por João Lourenço. Foram também eleitos como Militantes Honorários João Matias e Luís Clemente.