CHUCB altera funcionamento e reserva urgência geral para suspeitas de COVID19

Para fazer face à atual situação de pandemia o Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira, CHUCB, avança que “está a realizar uma reorganização profunda dos serviços, recursos, meios e procedimentos, que se fará sentir a muitos níveis, com especial impacto nos vários Serviços de Urgência”.

A nota enviada à nossa redação refere que “além de um posto avançado de triagem, que brevemente será colocado no perímetro externo dos Serviços de Urgência, terá também lugar internamente a separação dos doentes rastreados no exterior”.

“A Urgência Geral servirá apenas para o atendimento de doentes com síndromes respiratórios e de COVID-19, sendo que a Urgência Pediátrica passará a receber todos os outros casos urgentes/emergentes” e entre as 00h00 e as 08h00 atenderá os casos pediátricos, conforme as regras atuais.

Durante o período do dia, a Urgência Obstétrica, passará a receber casos de urgência/emergência pediátrica e terá um espaço para observação de ginecologia/obstetrícia.

O CHUCB salienta que “todos os circuitos estarão devidamente sinalizados e haverá profissionais disponíveis para encaminhar os doentes, de acordo com as situações”.

Também ao nível do internamento “são muitas as alterações em implementação”, com igual critério de separação de doentes” e que poderão ser alteradas, “de acordo com a evolução da situação e das necessidades sentidas”.

Na nota de imprensa, o Centro Hospitalar avança ainda que, “juntamente com as autarquias da Covilhã, Fundão e Belmonte está ser levado a cabo um levantamento exaustivo, de todas as infraestruturas, recursos e meios existentes na região, que possam a qualquer momento ser disponibilizados, para apoio à assistência médica e social de doentes portadores de COVID-19, e de profissionais de saúde”.

Segundo a instituição haverá “necessidade de locais disponíveis para convalescer, no caso dos doentes ou para realizar as suas pausas e momentos de descanso, no caso dos profissionais de saúde”, nesse sentido o CHUCB agradece “as várias manifestações de apoio e disponibilidade que organismos públicos, empresas do sector privado e cidadãos a título individual têm feito chegar, pelos mais variados meios, apelando a todos que se organizem no sentido de, na altura certa, se conseguir dar uma resposta pronta e eficaz, àqueles que mais precisam”.

Solicita que todos os que possam ajudar façam chegar essa informação às respetivas autarquias, ou ao Serviço de Comunicação do CHUCB, através de telefone 275 33 00 00 ou para o e-mail: cme@chcbeira.min-saude.pt.