Camas da Pousada da Juventude cedidas ao hospital e a lar de idosos

A Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP) distribuiu hoje camas da Pousada da Juventude da Serra da Estrela para apoio a um lar de idosos no Barco e ao Hospital da Covilhã, disse o presidente daquela organização à agência Lusa.

Segundo Pedro Farromba, uma das áreas da Pousada da Juventude, encerrada desde o dia 20 de março, foi higienizada para ser dada resposta às solicitações das duas instituições.

Ao Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira (CHUCB), foram cedidas 18 camas, pedidas para o descanso de profissionais de saúde que preferem não ir dormir a casa para não porem as famílias em risco.

À Associação Regional de Solidariedade e Progresso do Alto Zêzere (ARPAZ), localizada na freguesia do Barco, a FDIP entregou dez camas, também com a respetiva roupa.

O equipamento foi montado na casa paroquial do Barco, preparada para servir de retaguarda no caso de ser necessário isolar utentes da ARPAZ no caso de algum foco de infeção por Covid-19.

A Pousada da Juventude da Serra da Estrela, concessionada a um consórcio composto pela Federação de Desportos de Inverno, Câmara Municipal da Covilhã e a empresa Prumus, está em ‘lay-off’, devido à pandemia da Covid-19, mas segundo o presidente da Federação, os funcionários irão a receber o salário por inteiro, assegurado pelo consórcio que gere a unidade.

Pedro Farromba, diz que, para garantir a manutenção da totalidade dos rendimentos dos 13 trabalhadores, vão ser utilizadas verbas inicialmente destinadas a obras de manutenção da Pousada, nomeadamente o arranjo do telhado, mas sublinha não ser essa a prioridade numa situação de exceção.