UBI e CHUCB juntos criam laboratório para aumentar testes à Covid-19

O laboratório vai funcionar no Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, disse à RCC Miguel Castelo Branco, presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI (FCS-UBI), “para onde foram deslocados equipamentos do Centro de Investigação em Ciências da Saúde-UBI (CICS-UBI), e que vai ser operado por voluntários, docentes e investigadores do CICS-UBI e da FCS-UBI”.

O objetivo passa por “fazer deteção do vírus para aumentar a capacidade de avaliação de potenciais pessoas infetadas na região”, frisa Miguel Castelo Branco. “As metodologias existentes nos laboratórios disponíveis são muito limitadas na realização de testes e conseguimos assim responder à vontade das autarquias da região de fazer mais testes”.

“Houve uma resposta positiva entre investigadores da faculdade e do CICS-UBI e dos alunos que já estão com licenciatura prévias que se voluntariaram de imediato para participar”, acrescentou.

Para já ainda se está a proceder à instalação do espaço, e Miguel Castelo Branco não consegue apontar uma data para o início do funcionamento, no entanto deixa a garantia “que não demorará muito tempo”.

Recorde-se que o ministro da Ciência e do Ensino Superior adiantou, ontem em Bragança, que já há cinco laboratórios de academias a fazerem testes de despiste do Covid-19 e “acerca de mais 10 estão a planear o arranque”, entre eles um na Covilhã enumerou o ministro, no âmbito de um programa que envolve também os ministérios do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da Coesão Territorial.

“Grande parte deste esforço começou no Instituto de Medicina Molecular (IMM), o Algarve adaptou muito rapidamente, e esta quarta-feira também já temos os laboratórios em Coimbra, no Porto, em Aveiro, vários outros em Lisboa, em Bragança, e para a semana em Vila Real, Viana do Castelo, Covilhã, em Castelo Branco, em Évora”, enumerou Manuel Heitor.