34 anos UBI: Falta a alegria do “ajuntamento” nas comemorações

A Universidade da Beira Interior comemora hoje, 30 de abril, 34 anos, um dia assinalado “com a tristeza de ver a universidade sem alunos”, descreve António Fidalgo, reitor da instituição de ensino superior, em declarações à Rádio Covilhã.

O reitor salienta, no entanto, que “há a satisfação de estar a cumprir o dever”, mas que “obviamente a comemoração é feita com tristeza”.

António Fidalgo mostra-se satisfeito por “ver que a Universidade está a funcionar porque houve uma adesão assinalável por parte da academia ao trabalho online”. As aulas “estão a ser dadas” e apesar das queixas dos alunos por “haver mais trabalho”, o reitor pede compreensão, e salienta “o movimento de interajuda” entre “os colegas que não estão tão familiarizados com estes métodos”.

“O ensino superior na Covilhã tem 46 anos”, recorda António Fidalgo que salienta “estar numa fase transitória”. “Estamos, de certa forma, a preparar o próximo ano letivo, que esperamos ser de normalidade”, diz o reitor.

Aos alunos, o reitor pede que se “mantenha vivo o espírito universitário” apesar das “aulas à distância não substituírem o convívio”. “Somos uma universidade que quer uma comunidade viva, de presença e de ajuntamento” sublinha.

Tal como refere um vídeo promocional da Universidade da Beira Interior, que pode ver no site da RCC, também o reitor neste dia de aniversário vinca que “As Universidades Não São Todas Iguais”.