Aulas à distância na UBI com números que “mostram o empenho de alunos e docentes”

As aulas à distância na Universidade da Beira Interior estão a ter uma elevado número de acessos o que mostra “o empenho de alunos e docentes em minimizar os efeitos da contingência provocada pelo Covid19, limitando os prejuízos no processo de ensino-aprendizagem” salienta a instituição no seu site. 

Segundo o documento, entre os dias 16 e 20 de março (de segunda a sexta-feira), a plataforma de ensino à distância Moodle, acessível através do portal “Minha UBI”, registou uma média superior a 705.000 acessos, com um pico no dia 20, em que se verificaram 727.690 acessos. No início da segunda semana de suspensão, no dia 23 de março, a tendência de subida aumentou, com 770.522 utilizações. Na primeira semana, houve uma média de 244 sessões, largamente ultrapassada no dia 23 de março, com 781 acessos.

O recurso mais usado é a videoconferência, nomeadamente o BigBlueButton, o Teams e o Zoom, sendo que, neste último caso, os dados não estão incluídos nos números anteriormente apresentados. Existem ainda milhares de conteúdos acrescentados ao Moodle, mas também aulas em plataformas como o Youtube ou grupo de trabalho e discussão no Facebook.