Mutualista Covilhanense vence prémio de 20 mil euros e implementa programa de apoio a idosos

A Mutualista Covilhanense vai receber cerca de 20 mil euros da Fundação Calouste Gulbenkian e implementar um programa para apoiar a população idosa do concelho da Covilhã até ao fim de 2020. O projeto chama-se “Cuida com amor – Protege com afeto” e foi um dos 69 selecionados no concurso “Gulbenkian Cuida”, anunciou em comunicado.

Objetivo passa por apoiar a população através de videoconsultas médicas, uma linha de contacto direta para apoio psicossocial, cuidados de saúde ao domicílio ou uma bolsa de voluntariado para auxiliar os idosos em tarefas do dia-a-dia.

“É um projeto transversal a toda a instituição, dado que envolverá o Gabinete de Ação Social, o Centro Clínico, a Farmácia, a Unidade Móvel de Saúde e o Serviço de Apoio Domiciliário”, explica Nelson Silva, presidente da direção. O dirigente sublinha que “os beneficiários deste amplo projeto serão não só utentes que beneficiam já dos serviços da Mutualista, nomeadamente nas valências de apoio à 3ª Idade e nas aldeias servidas pela Unidade Móvel, como também a população sénior em geral que precise de auxílio neste momento excecional que vivemos”.

Em relação à bolsa de voluntariado, a ideia é a de captar voluntários que ajudem em tarefas como realizar compras ou pagar contas, reduzindo as saídas dos idosos e a possível exposição ao vírus. Quanto às videoconsultas, serão da especialidade de Clínica Geral e serão realizadas a partir do Centro Clínico da Associação. No que respeita aos cuidados de saúde ao domicílio, incidirão sobretudo nas áreas da enfermagem e do apoio farmacêutico.

A Mutualista Covilhanense tem atualmente cerca de 3.500 associados e presta serviços a 136 idosos nas suas valências de apoio à 3ª Idade, dos quais 40 na Estrutura Residencial.