PSD Covilhã: “João Casteleiro deve pôr o lugar à disposição”

A Comissão Política da Covilhã do PSD considera que João Casteleiro não tem condições para continuar à frente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira e deve colocar o lugar à disposição da tutela.

Em causa está o caso do profissional de saúde infetado com Covid19 na instituição. Em comunicado o PSD afirma que “a negligência da atitude tomada em todo este processo, bem como a ligeireza com que enfrentou toda esta situação, colocam em perigo toda uma população e profissionais de saúde, essenciais para combater um inimigo invisível”. Vincando que, “não resta alternativa à Comissão Política do PSD Covilhã senão solicitar um esclarecimento cabal de toda a situação” e “pedir ao Dr. João Casteleiro que coloque o seu lugar à disposição da tutela, assumindo assim as consequências de um ato negligente, que se espera não venha a pôr em risco as vidas daqueles que diariamente têm lutado não só pelo cuidar de vidas, mas principalmente contra a falta de material e equipamentos, o mesmo material e equipamento que o Primeiro Ministro assumiu não faltar”.

No documento, o PSD Covilhã considera ainda que houve no processo falta de “responsabilidade individual” do profissional “contratado para defender a saúde das populações” e “do serviço que o contrata numa altura complicada para um lugar exigente”.

Considerando que “não se demitem generais em tempo de guerra”, o PSD afirma que “esta situação demonstrou que é o próprio general que, em tempo de guerra, não conseguiu dar conta do recado”.

Contactado pela RCC, João Casteleiro não quis prestar declarações, afirmando que “esta não é agora a sua prioridade”.