Abel Gomes lidera projeto na Covilhã para “criar diagnóstico precoce” para Covid-19

Conseguir uma “máquina de raio x portátil”, equipada com um programa informático que permita “o diagnóstico à Covid19 em menos de um minuto”, é o principal objetivo de um projeto de investigação, liderado por Abel Gomes, docente do departamento de Informática e Investigador do Instituto de Telecomunicações da UBI.

O projeto envolve outros investigadores da Universidade da Beira Interior, do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira e da startup FastCompChem Lda do UBImedical, que estão “já a trabalhar” para “construir um sistema informático que tire partido das técnicas mais avançadas de inteligência artificial”, para conseguir “uma imagem médica dos pulmões” e assim realizar diagnóstico precoce e em larga escala”.

Segundo o líder da equipa de investigadores, a grande vantagem será a utilização de “máquinas portáteis de raios-x, mesmo em zonas remotas, não havendo necessidade dos pacientes se deslocarem ao hospital”.

O projeto denomina-se COVA e já foi submetido à Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT, para financiamento no âmbito da plataforma RESEARCH 4 COVID-19.

Para Abel Gomes, a equipa que reuniu comunga da opinião que “esta é a altura de estar presente, de sair da zona de conforto e assumir a responsabilidade de contribuir para a sociedade, de mostrar o compromisso de cada um com a comunidade em que se insere”.

Foto ilustrativa.