Ranking THE: UBI é das melhores do mundo no consumo sustentável

O Impact Ranking do Times Higher Education, THE, dá nota alta à UBI no objetivo “Produção e consumo sustentáveis”, em que surge como a melhor entre as instituições nacionais que participam no estudo, anuncia a instituição, vincando que este “analisa o desempenho das instituições de Ensino Superior de todo mundo, face aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas”. A UBI surge na lista das melhores pelo segundo ano consecutivo.

Num ano em que o THE analisou 766 academias internacionais, a UBI surge situada na primeira metade desta tabela, no patamar 201-300, com uma nota de 73,7 (em 100 possíveis).

Para este resultado contribuiu o bom trabalho que a UBI está a realizar no ODS “Produção e consumo sustentáveis” (garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis), em que é a melhor instituição nacional, tendo ficado no 42.º lugar a nível mundial. Além deste, a UBI consegue a sua melhor prestação em “Saúde de qualidade” (garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades) e “Trabalho digno e crescimento económico” (Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos).

Outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em que a UBI consegue destacar-se são “Erradicar da Pobreza” (99.º lugar entre instituições consideradas neste âmbito) e “Ação Climática”, que avalia a adoção de medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos” (93.ª posição e melhor entre as participantes nacionais no ranking).

Para a elaboração deste ranking, o THE avaliou as ações das instituições de Ensino Superior enquadradas nos 17 ODS, e que no caso da UBI considerou iniciativas que envolvem a sociedade civil relacionados com a igualdade, projetos de investigação e de solidariedade dirigidos aos países africanos, bem como o incentivo à mobilidade sustentável por parte da comunidade académica, e a diminuição do uso do plástico, entre outros.