GD Mata/AAUBI: Subida de divisão ainda aguarda confirmação (quase certa) da AFCB

Após a Federação Portuguesa de Futebol ter divulgado o Plano de Reestruturação do Futsal, o GD Mata/AAUBI aguarda agora a indicação da Associação de Futebol de Castelo Branco para confirmar a subida de divisão, esclareceu à RCC, Pedro Bernardo, dirigente do clube.

“Neste momento a única coisa que há são as indicações dos modelos competitivos da próxima época, mas falta a indicação das associações de futebol. No caso de Castelo Branco, ainda não há indicação oficial de quem vai representar o distrito na próxima época, portanto estamos à espera”, esclarece o dirigente. “Posso adiantar que a intenção é que suba o GD Mata/AAUBI”, vinca.

Este alargamento vai de encontro à sugestão comunicada pelo clube covilhanense a 15 de abril, que propunha um alargamento de 20 equipas na II Divisão Nacional. Segundo o Plano de Restruturação do Futsal, na época 2020/2021, esta II Divisão vai contar com 88 equipas, 8 delas dos Açores, número que desce para 24 na época seguinte, altura em que será criada a III Divisão Nacional de Futsal. “O GD Mata AAUBI e outros clubes do distrital iniciámos este movimento que sempre se mostrou muito responsável sobre aquilo que é a modalidade”, explica, acrescentando que “os clubes estão satisfeitos com o reconhecimento da Federação Portuguesa de Futebol”.

No entanto, Pedro Bernardo deixa também uma crítica aos clubes da I Divisão, que assinaram um comunicado, recorde-se, contra o alargamento do campeonato. “Deu para perceber quem realmente está em prol do futsal e quem utiliza o futsal olhando para si próprio”. “Só entristece o futsal e esta decisão reconhece isso”, refere.
Líder incontestável da Liga KIA A Matos Car, com 22 pontos em 27 possíveis, mais 4 que o segundo classificado, o GD Mata/AAUBI era a única equipa apurada para o Play-off à data do término das competições. Em relação a festejos, Pedro Bernardo admite “que ainda não se pensou nisso”, mas que face ao momento “somos obrigados a um festejo mais contido e mais através de redes sociais, ao contrário da nossa intenção que era ter gente nas ruas”, lamenta.

Para o GD Mata/AAUBI, fundado em 2014, está será uma estreia nos campeonatos nacionais e apenas após 2 anos da criação do escalão de séniores, que conta com 10 estudantes universitários no plantel. “Este é um regresso da Covilhã a patamares de destaque no desporto, e é um grande orgulho para a cidade e para a Universidade”, vinca.